REDE MULHERES DE FIBRA EXPÕE NA FIT PANTANAL 2023

Entre os dias 04 e 07 de maio de 2023, as Mulheres de Fibra tiveram a oportunidade de participar de um dos maiores eventos de turismo do Estado de Mato Grosso: A Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT PANTANAL 2023, que aconteceu em Cuiabá e recebeu expositores de todo o Estado.

Esta Feira é uma vitrine internacional de produtos e serviços turísticos, nesse sentido, foi uma ação estratégica expor a linha de produtos que, além de uma profissão, representam um estilo de vida e de relação com o ambiente.

A Rede Mulheres de Fibra atua desde 2012 e é composta de artesãs de Apiacás, Alta Floresta e Nova Canaã do Norte, no território Portal da Amazônia, norte de Mato Grosso. Nesse trabalho, as fibras de bananeira, buriti, tucum, taboa, milho, e bacuri, são transformadas em andejas, flores, almofadas, mandalas, jogos americanos, descansos de panela e muito mais.

Silvia Cavichia, artesã, contou um pouco de como foi a experiência de estar numa Feira com a expressão e dimensão da Fit Pantanal. Apesar do medo, Sílvia destaca a alegria pela oportunidade:

Fiquei muito contente por ter ido, pelo espaço, ainda mais para ver as coisas que tinham expostas lá e só nós das Mulheres de Fibra que tínhamos esse tipo de artesanato, o nosso produto era diferenciado!”, concluiu.

A Rede Mulheres de Fibra vende seus produtos pelo Instagram – @redemulheresdefibra, website www.mulheresdefibra.eco.br/, WhatsApp 66 3521 7917 e Espaço do Artesanato – SESC (Cuiabá/MT). Também já enviou para SP, RJ, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra através de parceiros.

Neste ano, as Mulheres de Fibra estarão realizando oficinas de beneficiamento de fibras e produção de peças para inclusão de novas artesãs na rede. Essas oficinas são realizadas com apoio do IOV junto ao Programa REM. A primeira já aconteceu em Colíder, durante o mês de maio, em parceria com o Instituto Amazonas, e contou com a participação de 17 pessoas, trabalhando com as fibras de bananeira, buriti e palha de milho. Além disso, outras feiras devem acontecer ainda nesse semestre no Estado, e a Rede Mulheres de Fibra já se prepara para participar.

Fonte: ASCOM-IOV / Mequiel Zacarias Ferreira

Fotos: Arquivo IOV